.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda a sexta-feira pela manhâ das 07hs às 11hs e pela tarde das 13hs às 17hs

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

SERRINHA DOS PINTOS DADOS GERAIS

População estimada em 2014: 4.775
População em 2010: 4.540
Área da unidade territorial (km²): 122,649
Densidade demográfica: (hab/km²)
Código do município: 2413557
Limites:

  • Ao Norte – Portalegre
  • Ao Sul –Antônio Martins
  • Ao Leste – Martins
  • Ao Oeste – Pau dos Ferros e Francisco Dantas

 

A Cidade
 

CRONOLOGIA

Povoado: 1942-1985
Distrito: 1985-1993
Município: 1993 aos dias atuais

ORIGEM

O escritor Raimundo Nonato, em seu livro “Jocelin-Vilar” nos informa que o tenente Coronel Agostinho Pinto de Queiroz era capitão de Milícias de Martins e as terras de Serrinha constituíam em seu pouso, daí surgiu o que hoje constitui a cidade de Serrinha dos Pintos.

Os mais antigos moradores contam que a comunidade recebeu este nome devido ser uma serra pequena, chamou-se de “Serrinha” mais a junção do sobrenome “Pinto” do coronel supracitado que resultou na atual denominação: SERRINHA DOS PINTOS.

POVOADO

O povoado só veio surgir a partir da construção da capela Nossa Senhora da Salete, no ano de 1942. Em terreno doado pelos proprietários: Raul Galdino e Maria Pereira, tendo a frente da construção Pe.Walentim Güinter e João Xavier de Queiroz que mais tarde se tornou o primeiro tesoureiro da capela. Toda comunidade participou trabalhando voluntariamente na fabricação de tijolos e no transporte manual da madeira retirada das matas. A benção da pedra fundamental foi realizada através de missa solene que aconteceu no ano de 1941, sendo esta a primeira missa da futura capela. O atual sino foi comprado na cidade de Juazeiro-CE, por Pe. Walentim Güinter e João Xavier, sendo tocado pela primeira vez no sepultamento do senhor João Sabiá que por coincidência realizou o transporte do sino da cidade de Juazeiro-CE até Serrinha dos Pintos.

Após a construção da capela, logo nos primeiros anos, as festas da padroeira aconteciam da seguinte maneira: eram montadas duas barracas : uma azul e uma vermelha, que disputavam na venda de seus produtos para arrecadação de dinheiro para a igreja. As celebrações eram realizadas nas casas e tudo terminava cedo, devido a energia ser gerada por um motor a óleo que se restringia a iluminar algumas poucas casas. Os primeiros prédios públicos a surgirem foram: o açougue público em 1950, construído em terreno pertencente à capela e a Escola Estadual de Serrinha dos Pintos em 1952, cujo terreno foi adquirido por compra ao Senhor Luiz Freire.

DISTRITO

        Em 1985, Serrinha recebeu o título de Distrito Administrativo da cidade de Martins na administração do Senhor Prefeito Manoel Barreto de Medeiros, com a elaboração do projeto feito pelos deputados: José Patrício de Figueredo Júnior e Mônica Dantas.

MUNICÍPIO

      A partir do projeto de criação Nº 341/920 do Deputado Estadual José Patrício Figueiredo Júnior, o Distrito Administrativo de Serrinha dos Pintos passa a categoria de Município, com a publicação da Lei Estadual Nº 6.492 de 30 de outubro de 1993, sancionada pelo entao governador do Estado José Agripino Maia.

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Serrinha dos Pintos - RN.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.